
Prefácio do LIVRO: FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO EVANGELHO NO CEARÁ
Pr. ISAEL DE ARAÚJO
Na página de agradecimentos do Dicionário do movimento pentecostal, ressaltei a importância do trabalho de regaste histórico da igreja nos Estados brasileiros feito por autores locais. Cada vez mais tem aumentado a quantidade desses autores. Eles são pesquisadores capacitados com o diferencial de serem pessoas que “pisam o chão” onde tudo aconteceu em seus territórios. Eles conseguem “ir a fundo” na elucidação de pontos, na maioria das vezes, considerados não tão interessantes por autores de obras gerais para constar em seus trabalhos. Todavia, são esses pontos históricos partes menores que formam o grande desenho que é a nossa bela história evangélica brasileira. Normalmente, esses trabalhos quando feitos por pessoas bem preparadas, eles conseguem apresentar uma riqueza de conteúdo suficiente para atender tanto a demanda acadêmica bem como ao simples leitor que se deleita nos exemplos de abnegação e fé dos nossos pioneiros.
O trabalho de Carlos Castro se enquadra perfeitamente nesse tipo de contribuição valiosa para se contar a história dos evangélicos brasileiros. Sua obra consegue retratar o papel do evangelho no Estado do Ceará no contexto nacional. Se no solo cearense, em 1914, a semente pentecostal germinou fora dos arraiais paraenses, foi ali também que outros antigos grupos protestantes alcançaram êxito apesar das impiedosas perseguições.
'Em Fragmentos da história do evangelho no Ceará o autor logra compor o solo protestante histórico no qual os pioneiros e primeiros crentes pentecostais cearenses têm suas raízes. É no Ceará que o pentecostalismo encontra seu novo contexto protestante após ter sido aderido por batistas no Pará. Este dado histórico do pentecostalismo cearense, presbiterianos que se tornam pentecostais, é ainda fato inexplorado no âmbito do estudo da formação da igreja Assembleia de Deus em seus primórdios.
Quem eram eles, quem eram os seus pastores, de onde vieram e que tipo de pentecostais se tornou por terem vindo de um grupo protestante tão sólido e tradicional, esta obra ajuda o leitor a obter as respostas.
O autor traz ineditismo ao revelar detalhes sobre árduo trabalho dos arautos pentecostais que pisaram o torrão cearense como Maria de Jesus Nazareth Araujo , evangelista Adriano Nobre de Almeida, missionário Gunnar Vingren e o pastor José Teixeira Rego.
Enfim, temos agora muito mais sobre os pentecostais cearenses do que se registrou nos periódicos antigos das Assembleias de Deus, – Boa Semente, O Som Alegre e no Mensageiro da Paz –, na história do pioneiro Teixeira Rego e na obra oficial História das Assembleias de Deus no Brasil, escrita por Emílio Conde.
Por esses motivos, e por outros que serão comprovados pelo leitor, não tenho dúvida que Fragmentos da história do evangelho no Ceará se juntar aos belos trabalhos de relatos históricos cuja leitura e pesquisa são indispensáveis ao povo evangélico brasileiro.
Pastor Isael de Araujo
Chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp)
Autor do Dicionário do movimento pentecostal e 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário