terça-feira, 5 de julho de 2011

APRESENTAÇÃO - OTONIEL MARTINS


Pastor Othoniel Martins. (Pastor Jubilado de Igreja Presbiteriana do Brasil, Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana de Fortaleza

Simplificando as palavras do nosso Mestre Jesus, ao responder e definir a posição de Sua Igreja diante do Estado, na Sua inesquecível distribuição de competências com responsabilidades ao dizer: "A Cesar o que é de Cesar; a Deus o que é de Deus" (Mateus 22.21), chega-nos às mãos uma obra gostosa em sua leitura e rica nas suas informações sobre a Mensagem Salvadora do Evangelho do Senhor Jesus à nossa Pátria, desde os seus primeiros dias de nascimento" com a chegada dos irmãos reformados, presbiterianos calvinistas (1557), integrantes de grande parte dos efetivos
aportantes ao nosso novel País, e prontos para residirem na nova terra, egressos da França, d'onde perseguidos vieram sonhantes com uma nova vida em segurança e liberdade a ser desfrutada na idealizada Nova Antártida.
Embora traídos por quem os deveria respeitar porque eram servos de Deus em busca de uma nova realidade de vida, tiveram os seus sonhos frustrados e pagaram com o sacrifício das vidas preciosas dos seus guias espirituais, e outros servos de Deus, o alto preço com o derramamento de sangue precioso, regador e alimentador da semente assim lançada em boa terra, O trabalho iniciado não foi em vão. No dizer do apóstolo Paulo, parafraseando-lhe:"Eles, os pioneiros, plantaram; os sucessores que aqui vieram em seguida, regaram,mas o crescimento da obra foi e continua sendo feito pelo Dono da Obra, Deus". (I Corintios 3.6). E a Obra chegou às nossas terras cearenses na instrumentalidade da Igreja Presbiteriana, calvinista, que, em assim acontecendo, foi, por direito pioneiro, a abridora das portas do nosso Estado, recebendo a parceria, com as demais co-irmãs na nobre tarefa de colocar a nossa terra Aos Pés do Senhor Jesus. Obra vitoriosa.
Ótimas as informações trazidas no trabalho literário do irmão Carlos Castro, frutos de uma apurada pesquisa que, certamente enriquecerá a quantos mostrarem o interesse de conhecer e desejar saber como chegamos ao Brasil, ao Ceará, a Fortaleza, e como nos temos comportado ao longo dessa gloriosa caminhada.
É uma obra simples, porém rica de conteúdo informativo, sobretudo, ligado à Igreja co-irmã Assembléia de Deus, que se tem destacado no carregamento da responsabilidade com a propagação da Palavra de Deus entre todos os compatrícios e conterrâneos, indiscriminadamente. Muito gostoso saber como os nossos ancestrais trabalharam e suas dificuldades foram removidas pela ação do Senhor da obra, na pessoa do Seu Divino Espírito Santo, pois todos nos colocamos em Suas mãos para realizá-Ia, e Ele é infalível em Suas promessas, louvado seja Deus.A obra, em apreciação, é alegre e cheia de vitórias alcançadas pelo trabalho daqueles,antes de nós, responderam à convocação do Senhor Jesus e não foram desobedientes ao chamamento celestial. Boa leitura, especialmente, no seio da família pentecostal, onde valorosos servos de Deus marcaram, de modo simples, porém, brilhante a sua passagem e contributo para que a Igreja chegasse ao exponencial presente. Parabenizo o amado irmão pelo trabalho que, certamente será, não só uma fonte de
informação, mas, também de pesquisas para outros que desejarem um aprofundamento nesta área religiosa. Deus continue iluminando o amado irmão com o enriquecimento da nossa literatura
evangélica. Como Pastor Presbiteriano, agradeço a Deus por ter aberto as portas do nosso Brasil,
desde a sua descoberta com aqueles amados que foram fiéis ao Senhor, até derramarem o seu sangue, regando a semente lançada em boa terra na semeadura. No nosso Estado, também, àqueles que, pela graça de Deus, abriram as nossas portas estaduais e trilharam juntos, com os demais irmãos, o caminho difícil, sacrifica I, mas vitorioso para a implantação do Evangelho do Cristo Jesus, nosso Senhor. Com certeza estamos mais enriquecidos na literatura evangélica. Louvado seja Deus.

Pastor Othoniel Martins. (Pastor Jubilado de Igreja Presbiteriana do Brasil, Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana de Fortaleza.

EDITORIAL - PR. ISAEL DE ARAÚJO




Prefácio do LIVRO: FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO EVANGELHO NO CEARÁ
Pr. ISAEL DE ARAÚJO

Na página de agradecimentos do Dicionário do movimento pentecostal, ressaltei a importância do trabalho de regaste histórico da igreja nos Estados brasileiros feito por autores locais. Cada vez mais tem aumentado a quantidade desses autores. Eles são pesquisadores capacitados com o diferencial de serem pessoas que “pisam o chão” onde tudo aconteceu em seus territórios. Eles conseguem “ir a fundo” na elucidação de pontos, na maioria das vezes, considerados não tão interessantes por autores de obras gerais para constar em seus trabalhos. Todavia, são esses pontos históricos partes menores que formam o grande desenho que é a nossa bela história evangélica brasileira. Normalmente, esses trabalhos quando feitos por pessoas bem preparadas, eles conseguem apresentar uma riqueza de conteúdo suficiente para atender tanto a demanda acadêmica bem como ao simples leitor que se deleita nos exemplos de abnegação e fé dos nossos pioneiros.
O trabalho de Carlos Castro se enquadra perfeitamente nesse tipo de contribuição valiosa para se contar a história dos evangélicos brasileiros. Sua obra consegue retratar o papel do evangelho no Estado do Ceará no contexto nacional. Se no solo cearense, em 1914, a semente pentecostal germinou fora dos arraiais paraenses, foi ali também que outros antigos grupos protestantes alcançaram êxito apesar das impiedosas perseguições.
'Em Fragmentos da história do evangelho no Ceará o autor logra compor o solo protestante histórico no qual os pioneiros e primeiros crentes pentecostais cearenses têm suas raízes. É no Ceará que o pentecostalismo encontra seu novo contexto protestante após ter sido aderido por batistas no Pará. Este dado histórico do pentecostalismo cearense, presbiterianos que se tornam pentecostais, é ainda fato inexplorado no âmbito do estudo da formação da igreja Assembleia de Deus em seus primórdios.
Quem eram eles, quem eram os seus pastores, de onde vieram e que tipo de pentecostais se tornou por terem vindo de um grupo protestante tão sólido e tradicional, esta obra ajuda o leitor a obter as respostas.
O autor traz ineditismo ao revelar detalhes sobre árduo trabalho dos arautos pentecostais que pisaram o torrão cearense como Maria de Jesus Nazareth Araujo , evangelista Adriano Nobre de Almeida, missionário Gunnar Vingren e o pastor José Teixeira Rego.
Enfim, temos agora muito mais sobre os pentecostais cearenses do que se registrou nos periódicos antigos das Assembleias de Deus, – Boa Semente, O Som Alegre e no Mensageiro da Paz –, na história do pioneiro Teixeira Rego e na obra oficial História das Assembleias de Deus no Brasil, escrita por Emílio Conde.
Por esses motivos, e por outros que serão comprovados pelo leitor, não tenho dúvida que Fragmentos da história do evangelho no Ceará se juntar aos belos trabalhos de relatos históricos cuja leitura e pesquisa são indispensáveis ao povo evangélico brasileiro.

Pastor Isael de Araujo
Chefe do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp)
Autor do Dicionário do movimento pentecostal e 100 mulheres que fizeram a história das Assembleias de Deus no Brasil